Como criar revistas digitais online

Criar revistas digitais era um projeto que tinha na gaveta há já muito tempo, mas que nunca conseguia colocar em prática. Precisava de algo que não me fizesse perder muito tempo em edição, formatação ou montagem e que tornasse a minha revista online apelativa, moderna e funcional. A sorte bateu-me à porta quando descobri num blog os serviços gratuitos da Yumpu.com e, a partir daí, pude finalmente divulgar alguns textos e fotos à espera de publicação. Eu recomendo a ti vai também a Yumpu.com.

comofazerumrevsita1

Apesar de ainda ser um aprendiz na elaboração de webzines, ao longo dos anos fui ganhando experiência no desenvolvimento de conteúdos online e na redação de artigos do mais vasto cariz. Com efeito, o desafio] maior que tinha entre mãos era o de colocar esses conteúdos numa revista online interessante e facilmente lida online (sem download).

O meu objetivo era adquirir a experiência de realmente construir uma revista digital e acabei por beneficiar dos melhores atributos desta plataforma: é gratuita; tem a capacidade de criar um meio de informação sem grande esforço e tempo despendido; e oferece a possibilidade de guardar o ficheiro em formato pdf. Assim, sem grandes dificuldades consegui criar a revista que tinha idealizado e fiquei muito contente com o feedback que recebi daqueles que a leram online.

Comecei por registar-me no site de forma gratuita, tendo posteriormente feito o carregamento do ficheiro da minha revista para a plataforma. Em minutos o ficheiro pdf foi convertido numa revista de fácil leitura. Para além de ser bastante rápido, o serviço manteve o aspeto e layout inicial, permitindo também aos meus leitores clicar nas hiperligações que deixei embebidas na revista e aceder a outros conteúdos.

A revista digital criada é compatível com vários dispositivos móveis como o iPad ou iPhone Um dos aspetos que mais retinha a minha atenção era o facto de os meus leitores utilizarem dispositivos que poderiam não ser compatíveis com a plataforma que estava a usar para elaborar a minha revista onlinie gratis.

A boa notícia é que a Yumpu.com é inteiramente compatível com vários meios de visualização de formatos de informação, tais como o computador portátil ou as plataformas móveis que permitem estar ligado em todo o lado e a qualquer hora. Acredito que sem este serviço teria sido impossível disponibilizar a minha revista no formato mobile, pelo que este foi um dos benefícios principais que encontrei com esta solução que, para além disso, é gratuita. A nível suplementar, o sistema do site dispõe de muitas funcionalidades que se adaptam àquilo que o editor quer para a sua revista digital, algo que permite levar o nosso trabalho para um nível ainda mais elevado relativamente ao que estamos habituados com formatos online.

Comparando esta plataforma com outras como a Lulu, Twipe, Joomag, InDesign, Calaméo ou Issuu, percebi que estes serviços apresentam sempre mais valias, mas raramente conseguem conjugar tudo o que um exigente editor pretende para a sua flip revista digital. Primeiro, tendem a disponibilizar apenas versões de teste, algo que pode ser útil para algo ocasional, mas não para uma publicação periódica. Segundo, podem limitar o download da revista e consequentemente diminuir o índice de leitura que esta poderia atingir. Terceiro são muito complicadas, não são minimamente intuitivas e pressupõe alguns conhecimentos de design, paginação e experiência editorial. Outros problemas estão ligados com o limite de páginas por publicação, as opções de estatística que estão ao dispor do editor, a formatação do documento e a adaptabilidade relativamente a plataformas mobile.

yumpu_logoA Yumpu.com está disponível para todos os dispositivos, dispõe de sistema de optimização de procura (SEO – Search Engine Optimization), possui ligação às redes sociais (facilita imenso a divulgação), permite-me agregar vídeo e áudio às publicações e ainda conectar a minha revista digital com o meu site, facebook e loja online, culminando numa convergência de meios ao dispor da minha revista e dos meus leitores. Sinceramente, quanto mais utilizo a plataforma, mais fico fascinado com ela.

Aliás, à medida que fui descobrindo tudo o que podia criar com este software mais entusiasmado fiquei e os crescentes resultados de alcance e de leituras também ajudaram a isso. Como tinha já alguma experiência na rádio e em vídeo, tratei de complementar o conteúdo escrito com o audiovisual e ficou perfeito!

Estas ferramentas fizeram com que a minha revista se tornasse mais interativa e isso permitiu-me estar mais próximo dos meus leitores e, como é óbvio, chegar a mais audiências.

A minha experiência enquanto criador de uma revista digital não podia ser melhor, por isso, se alguém estiver interessado em criar a sua própria revista online, eu não hesitaria em recomendar a Yumpu.com e todas as ferramentas que esta oferece com vista à elaboração de uma revista apelativa e optimizada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *