revistas online gratis

Dicas Para Criar Revistas Online Gratis

A minha paixão pela literatura está presente na minha vida desde que me lembro. A minha mãe sempre cultivou em mim o gosto pela leitura com livros juvenis e, à medida que fui crescendo, fui apreciando os clássicos e os grandes autores dos nossos tempos. Com efeito, comecei a adquirir algum conhecimento sobre esta área e pensei que poderia partilhá-la com outras pessoas, aproveitando as novas tecnologias. A ideia era criar uma revista online grátis e medir um pouco o impacto que conseguia obter com essa publicação. Após algumas (muitas) horas perdidas a experimentar softwares que apregoavam bons serviços deste género comecei a perder um pouco a esperança, visto que todos esses serviços conseguiam elaborar de facto uma revista online grátis, mas não exatamente da forma que eu queria que a minha fosse. Foi aqui que apareceu a Yumpu e a minha vida de redator mudou para sempre.

Depois de experimentar serviços como o Glossi, o Joomag, o Fodey ou o Scoop.it notei que o ideal seria reunir tudo o que cada uma destas ferramentas fazem de melhor, mas isso seria teoricamente impossível. Pelos vistos não era. Os meus planos consubstanciavam-se na criação de uma revista de autor em que fazia críticas literárias, recordava escritores falecidos e discorria sobre os prémios mais importantes do mundo literário.

revistas_online_gratis1Essa revista teria de ser online para poder chegar a mais leitores e, posto isto, teria de ser intuitiva, atraente e de fácil leitura para todos os bibliófilos.

Para além disso, teria de ser fácil de montar, já que não sou propriamente um ás da informática ou do design.

Como não estava totalmente certo do sucesso da minha ideia, pretendia que fosse uma revista online grátis.

Online para não ter custos de tiragem e grátis para não pagar softwares e subscrições sem ter retorno.

 

Os facilitadores são sempre vencedores

A Yumpu tornou toda criação da minha revista online grátis mais eficiente e prazerosa. Para montar a revista basta introduzir o documento PDF da minha revista e o software converte-o instantaneamente numa publicação, facilitando todo o processo de edição, montagem, design, etc. Para quem gosta apenas de escrever, criar algo deste género pode tornar-se saturante, já que envolve trabalhos que pouco têm a ver com escrita e que vão retirando o prazer que supostamente estava contíguo à revista digital. Os programas de edição, por exemplo da Adobe tendem a ser complexos e esta plataforma suprime esse trabalho de forma brilhante. Assim, foco todas as minhas energias na qualidade dos conteúdos, na riqueza da informação e na boa experiência que proporciono a quem me segue. Tirar este problema de cima foi revigorante!

Numa fase inicial, ver aquilo que escrevemos numa revista a sério (mesmo que seja uma revista online grátis) é, por si só, digno de contentamento, mas depois existem sempre progressos que queremos fazer e este portal é ótimo, porque se ajusta a esse desenvolvimento. À medida que criamos o nosso próprio estilo, é natural que queiramos distinguir a nossa publicação das outras e, para o efeito, podemos criar uma marca. Um logótipo, um slogan, um insight ou uma imagem de marca são bons trunfos para ser distintivo e esta ferramenta permite adicionar o branding que cada redator pretenda.

Quem não pretender fazer isto, pode ficar com o layout disponibilizado pelo software. Esta funcionalidade permite aos autores criar uma identidade própria. Agregado a isto, esta plataforma segue também as novas tendências de utilização de dispositivos. Com efeito, adapta-se ao computador e ao smartphone, permitindo acesso nesses dois meios. Os públicos tendem a estar cada vez mais no mobile e esta particularidade é muito útil, já que coloca a minha revista online grátis no ecrã de todas as pessoas que possuem um telemóvel. A partir daqui, o céu é o limite.

Serviços para nunca estagnar

Para obter a revista que tinha idealizado faltava-me ainda uma coisa muito importante: juntar som, imagem e vídeo aos textos de que muito me orgulhava. Nesta ótica, fiz uma parceria com um amigo ligado ao audiovisual e multimédia e comecei a agregar vídeos e ficheiros áudio aos meus textos, utilizando a plataforma para que tudo ficasse adequado e fizesse sentido. A imagem tem um poder enorme e os meus resultados em termos de audiência começaram a ganhar forma e a proporcionar-me alguns dividendos. Esta exposição levou os meus textos da Venezuela à Austrália, passando pela Polónia e Índia, o que levou a que passasse a escrever em inglês e a fazer parcerias com entidades estrangeiras.

revista_omnline_gratis1Satisfeito com aquilo que produzia, tinha agora de me assegurar de que a minha revista online grátis chegava a todas as pessoas que se interessavam por literatura ou que podiam ser curiosas sobre o tema. Para isso precisava de divulgar a minha publicação e a Yumpu facultou-me as ferramentas de que precisava, mantendo o conceito de revista online grátis.

A partir da plataforma é possível criar um link de reencaminhamento para a revista e coloca-lo em fóruns, blogs ou sites com muito tráfego. É igualmente possível integrar o documento em redes sociais como o Facebook, o Twitter ou o Linkedin, dando maior visibilidade ao documento e permitindo que se torne viral. Este portal permite também optimização de procura através do Google, fazendo com que seja fácil aos possíveis leitores encontrar a minha revista.

Chegar ao topo é fácil, difícil é manter a liderança

Enquanto uma revista online grátis é novidade, é relativamente fácil conseguir atenção por parte das pessoas, o pior é conseguir manter a audiência interessada. É nesta fase de manter o sucesso que interessa estar na vanguarda e antecipar aquilo que vai acontecer. Com efeito, esta plataforma converte os ficheiros numa revista e aloca-a na cloud, que será primordial no futuro. Esta “nuvem” irá substituir os armazenadores comuns que agora utilizamos e este serviço está já a fazer uso disso, colocando a revista digital onde há mais fluxo de procura. A juntar a tudo isto, é possível adaptar a utilização das funcionalidades consoante a fase do projeto. Assim, no início a versão grátis é suficiente, mas a longo prazo outras funcionalidades pagas podem ser úteis.

yumpu_logoEsta ferramenta permitiu-me criar a minha bem sucedida revista literária e já não consigo imaginar um mês sem a elaboração da mesma.

Com base nisto, recomendo a Yumpu a todas as pessoas que pretendem iniciar uma publicação e tirar prazer da criação de uma revista digital.

 

Na era da informação, haver uma ferramenta que descomplica todo o processo de elaboração de uma revista online grátis é de facto uma bênção.

Entre muitos dos motivos que levam à criação de revistas no formato digital, contam-se a angariação de leitores em núcleos específicos, o custo reduzido que acarretam e a experiência única de visualização dos conteúdos oferecidos de forma fácil e cómoda. Com os avanços no mundo digital a estarem na causa da eficiente e rápida propagação da mensagem de qualquer empresa e/ou publicação, impossível será virar a cara ao imenso potencial de criar revistas digital gratis.

Na hora de comunicar com os seus leitores e para angariar anunciantes para a sua publicação digital, é necessário ter uma estratégia de publicação da sua revistas online gratis bem definida, permitindo uma visualização agradável e organizada em qualquer formato de dispositivo, para melhores resultados. A seguir mencionamos algumas das vantagens destas publicações e ainda as melhores dicas e soluções para lançar, já hoje, a primeira das suas revistas digital gratis:

Amplo alcance do publico alvo

Amplo alcance do publico alvoCom a Era da informação, e os vários formatos oferecidos no que respeita a difusão das noticias, torna-se difícil decifrar o trigo do joio e escolher o meio mais adequado ao qual prestar atenção.

No caso das revistas, estas visam um assunto especifico e foram escritas por profissionais que efetuaram a recolha e selecção dos conteúdos mais relevantes, por isso, continuam a ser escolhidas como forma de saber mais em relação a uma temática.

Ao optar por criar as suas revistas online gratis, poderá, inclusivamente, focar a sua mensagem conforme o publico alvo, distribuindo, partilhando de forma viral os seus conteúdos em conformidade com o cliente tipo, atendendo ao aspeto demográfico, sexo, idade, estilo de vida e até os interesses dos leitores.

Retorno do Investimento (ROI)

Anulados os custos de impressão das revistas convencionais, a sua extensa mão-de-obra e os bens necessários para criá-las, a opção por publicar revistas online gratis é uma alternativa de luxo ao dispor de qualquer editor. A distribuição pode ser feita gratuitamente, bastando para isso clicar nos botões de partilha disponíveis e em alguns segundos difundirá a sua mensagem para milhares de pessoas em simultâneo.

As suas revistas digital gratis disponíveis 24 horas por dia

24 horas por diaA grande vantagem das publicações digitais é simplesmente a comodidade de estar disponível a qualquer altura, para que os leitores possam ler e consultar quando lhes apeteça, sem qualquer inconveniente, a partir de vários tipos de dispositivo:

Pc, Smartphone ou Tablet.

A não esquecer a longevidade da sua publicação que, poderá ser a que pretender, assim como as alterações que poderão ser feitas de forma simples e fácil.

 

 

Experiência agradável e cómoda de leitura e visualização dos conteúdos

Com tantas funcionalidades oferecidas por parte das plataformas de criação de revistas digital gratis, é fácil proporcionar aos seus leitores uma experiência memorável ao desfolhar a sua publicação, não só pela qualidade de imagens que poderá agregar, como também pela adição de audio e video, com narrações, jingles, podcasts e reportagens, formando um leque de escolhas capazes de enriquecer qualquer experiência.

A considerar também, a possibilidade de interacção que se deixa ao cargo de cada leitor, ao poder visitar as páginas dos anunciantes, comprar produtos ou partilhar as revistas com familiares e amigos com apenas um clique.

O que ter em conta na hora de escolher onde criar as suas revistas Online gratis?

  • Possibilidade de Incorporação da Revista no seu Website
    Esta funcionalidade é eficaz no que respeita ao captar os leitores que visitam o seu Website. Todos gostamos de folhear uma revista digital, nem que seja por mera curiosidade, ao colocar esta opção ao dispor dos seus leitores, muitos sairão com a publicação pronta a visualizar nos seus dispositivos.

 

  • Facilidade de partilha nas redes sociais
    Com dois biliões de pessoas a utilizarem o Facebook sozinho, a potencialidade das redes sociais ultrapassa qualquer outro meio de difusão online ou offline.
    Tomar partido da partilha viral das suas revistas digital gratis é um fator determinante para o sucesso dos seus conteúdos digitais;

 

  • Criação de um numero ilimitado de revistas
    Quando criar a sua primeira publicação, convém ter em consideração que dai a um tempo possivelmente terá de publicar outra edição. Existem plataformas que oferecem um numero ilimitado de publicações gratuitamente. Opte por esta opção caso ofereça todas as funcionalidades de que necessita.

 

  • Optimização para os Canais de Busca
    Convém ter em conta que para serem encontradas pelos canais de busca, as suas revistas terão de ser optimizadas para efeitos de SEO, a fim de possibilitar a sua exibição na primeira pagina do google, atraindo tráfego orgânico (não pago);

 

  • Possibilidade de efetuar o download do arquivo
    Existe a possibilidade de guardar a sua revista online gratis para consulta posterior, enquanto offline.

 

  • Plataforma fácil de utilizar
    A criação deverá ser simples e instantânea a partir de um ficheiro pdf. Ao publicar a sua revista garanta que o interface é amigo do utilizador e não requer grandes manobras, até porque hoje em dia, o processo poderá ser feito com apenas alguns cliques.

Funcionalidades básicas gratuitas sem necessidade de subscrição

Na hora de optar por um serviço, a qualidade e o preço são dois fatores cruciais. Escolha um serviço que permita a simples e rápida criação da sua revista online gratis que suporte as funcionalidades acima. Se encontrar tudo isso gratuitamente, ainda melhor!Onde criar as suas revistas online gratis? Existe uma serie de ofertas para publicação das suas revistas em formato digital, contudo, encontrar uma plataforma que cubra os pontos acima indicados não é tarefa fácil.

Após algumas horas de diligente procura, encontrei a Yumpu, que não só permite a criação gratuita de um numero ilimitado de paginas, como também oferece uma vasta gama de ferramentas capazes de fazer um brilharete das suas revistas online gratis. Bastou aceder ao site yumpu.com, clicar em “criar revistas online gratis” e seguir as indicações do interface. Depois de subido o ficheiro em formato pdf com a minha publicação cliquei em converter e… voilá!  A minha revista criada num ápice. Seja qual for a razão que o leva a criar uma revista online gratis, com interfaces como a Yumpu, as suas publicações digitais passaram a ser um exlibris no que respeita à sua estratégia de marketing publicitário. Aproveite as facilidades e ponha mãos à obra na criação da sua primeira publicação.

9 comments for “Dicas Para Criar Revistas Online Gratis

  1. Vivian Guedes
    22/10/2016 at 11:31

    Eu compartilhei na minha timeline. Obrigado por esta contribuição, muito interessante. Eu acho que essa é a maneira que muitas pessoas procuram para fazer sua própria revista. Obrigada.

  2. Carmen Martins
    25/10/2016 at 22:22

    Pretendo fazer uma revista sobre comida e estava preocupada com os custos para fazer uma revista, fico aliviada em ver que posso criar uma revista grátis e começar a trabalhar imediatamente. Sucesso para todos! Até mais. Carmen.

  3. Juan
    26/10/2016 at 11:33

    Grande ideia! Criar sua própria revista soa muito interessante, agora resta ver quão versátil é a ideia! Estou criando a minha através do Yumpu, pretendo abordar o público interessado em eventos culturais na cidade de São Paulo. Se der tudo certo volto aqui para divulgar minha revista. Abraços, Felipe!

  4. Fátima
    28/10/2016 at 01:38

    Eu tenho uma revista que está sendo publicada no papel e no e-formato. Penso em quem sabe usar o Yumpu no futuro. Parece bom. Apenas uma pergunta rápida – com a assinatura gratuita, eu poderia criar links de anúncios em minha revista que, em seguida apontariam para sites de anunciantes, correto?

    Atenciosamente,
    Fátima

  5. Talita
    30/10/2016 at 00:02

    Oi Felipe, estava à procura de um programa de publicação ou editora digital para a minha revista e queria saber se o Yumpu tem alguma forma de oferecer assinatura aos leitores. Quero muito criar a minha revista online e construir um banco de dados.

    Obrigada pela informação,

    Talita

  6. Jorge
    30/10/2016 at 00:09

    Que pena que eu não encontrei seu site mais cedo!
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre o Yumpu antes, mas acho que agora vou sair do Issuu e ir para o Yumpu. É hora de uma mudança 🙂
    Estou ansioso para testar essa nova alternativa.
    Muito obrigado!

  7. Alana
    01/11/2016 at 01:16

    Oi Felipe,
    Parabéns pela grande informação, tenho certeza que está ajudando muitas pessoas. Eu estou planejando produzir guias de viagem para cidades e vilas da Espanha, então o Yumpu parece ser muito promissor para as minhas necessidades.
    Muito obrigado
    Alana

  8. Bruno
    06/11/2016 at 01:18

    Olá Felipe, como vai?
    Estou procurando um tutorial sobre como incorporar uma revista yumpu em wordpress (é o mesmo procedimento para todos os tipos de sites!)
    você tem um passo a passo ou no caso isso seria impossível de se fazer?
    obrigado!

  9. Cristiano
    07/11/2016 at 01:30

    Valeu mesmo cara,
    Acho que encontrei o que precisava pra minha revista online.
    No outro serviço que eu utilizava, eu sentia que estava perdendo leitores logo na primeira página devido ao tempo de carregamento (aparentemente o tempo médio pra que as pessoas aguardem antes de clicar e sair é de 3 segundos, se não tiver já carregado). O yumpu parece ser bem mais ágil nesse quesito, vou mudar!

    Obrigado!!
    Cristiano

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *