flip revista digital

6 Vantagens de uma flip revista digital

Desde tenra idade que sempre tive um grande fascínio por flip books e tudo o que funcionava com a mesma mecânica. Assim, fui crescendo com uma intriga algo omissa em relação a estes pequenos livrinhos e, acima de tudo, imaginando a trabalheira que daria elaborar um deles. Estes livros são aqueles que têm vários desenhos com pequenas diferenças entre eles e ao folhear as páginas muito depressa é criada uma sensação de movimento. Mais tarde descobri que, por exemplo, os filmes de animação foram outrora feitos usando um mecanismo bastante parecido ao de um destes livros flip e isso deixou-me ainda mais obcecado pelo assunto. Como já tinha criado algumas raízes no jornalismo e na redação de conteúdos, fiquei com o interesse aguçado para criar uma revista neste formato, mas fui percebendo que não seria assim tão fácil, até encontrar a Yumpu.

Depois de experimentar serviços como o Issuu, o 3dissue, o Quality Publisher, o AnyFlip ou o Slideshare, comecei a ficar com a ideia de que era possível criar algo do género, mas não aquilo que realmente queria fazer. A ideia era criar uma revista digital moderna onde pudesse publicar alguns textos de opinião que tinha guardados e publicar esse documento nos meios online, chegando ao maior número de leitores. Para além disso, pretendia que o software utilizado para criar esta revista digital fosse de fácil utilização, visto que não tenho grandes conhecimentos informáticos, e de fácil leitura para todos os que pretendem ler o que publicava. Como se tratava de algo feito no online, também procurava que fosse grátis, pelo menos numa primeira fase. Depois de fazer alguma pesquisa, encontrei a plataforma Yumpu e passei de um conceito criativo engraçado para uma revista digital sólida, dinâmica e bem-sucedida.

Concentrar energias naquilo que realmente interessa

flip revista digital2A plataforma que utilizei torna todo o processo mais fácil e divertido: basta fazer upload do ficheiro PDF da revista e o software converte esse documento numa aprazível revista digital.

O que me surpreendeu depois de tanto tempo perdido noutros portais foi ser tão fácil.

Por exemplo, em termos de design e aparência da revista, não é necessário grande esforço, já que a plataforma trata de tudo.

 

Antes, tinha tentado utilizar o InDesign e percebi que iria gastar mais tempo com coisas que não me interessam (design) do que propriamente na produção dos textos. Com este conversor posso concentrar o meu esforço na escrita e no planeamento da revista digital (paginação, divulgação, SEO, etc.). Esta era uma das minhas maiores preocupações e fiquei aliviado por ser possível resolver o problema.

Por si só, ter as minhas crónicas numa revista digital atrativa já era motivo de júbilo, mas descobri que ainda havia mais para mim e para o meu projeto.

revsita_digital5É cada vez mais normal dividir horas de trabalho entre o computador e o smartphone e é possível fazer isso com esta ferramenta.

Assim, numa altura em que os utilizadores migram cada vez mais do computador para o mobile, é possível que a minha revista digital seja lida nos telemóveis de toda gente.

Isso permite-me adaptar certos conteúdos ao meio em que acho que irá ser lido.

Outra possibilidade fantástica é a de usar o branding da própria revista.

Como tenho formação em publicidade e marketing, tive o cuidado de criar uma marca para a minha revista: um logótipo, um lettering diferente, um insight forte, uma imagem de marca consolidada, etc.

Com efeito, fiquei agradavelmente surpreendido, porque este portal, para além de disponibilizar um layout atraente para quem precisar, permite também transpor essas características de marca para a minha revista digital. Desta forma, o meu projeto mantém a identidade que eu criei para ele!

Funcionalidades a pensar no futuro

Uma vez que cada vez existem mais órgãos de comunicação digital e meios de escrita jornalística e opinativa, interessava-me estar na vanguarda para não “ser apenas mais um”. Nesta ordem de ideias, tive a ideia de agregar áudio e vídeo às minhas publicações, incluindo no meu projeto dois estudantes de cinema que me ajudaram na gravação e edição do material. Mal incorporei estes dois elementos na minha revista digital, senti logo uma diferença significativa em termos de leituras, comentários e partilhas. O facto de escrever em inglês permitiu-me chegar a outros públicos também.

Tinha agora a revista que queria, faltava-me apenas optimizar a procura e ser lido pelo maior número de pessoas possível. Mais uma vez, a Yumpu tinha a solução e não foi necessário procurar noutros suportes. É possível criar um link para a revista digital e espalhá-lo por tudo o que são meios online, colocando o documento disponível em blogs, fóruns ou lojas online e aumentando a exposição. Para além disso, permite fazer quase uma estratégia de divulgação. A plataforma está integrada nas principais redes sociais e é possível colocar a flip revista digital disponível em websites ou no Facebook, permitindo que a palavra se espalhe de forma luciférica. Para finalizar, tudo o que é convertido está optimizado para motores de busca como o Google, o que resulta em melhor consonância em termos de oferta e procura

Perfeito para começar e marcar uma posição

a cloudÉ sabido que a cloud tem vindo a substituir cada vez mais a própria internet e que dentro de um par de anos todos os documentos e conteúdos estarão na cloud.

A pensar nisso, o portal que tenho usado para a minha revista armazena na cloud todas as publicações criadas e permite a todos os utilizadores ler aquilo que eu escrevo. A juntar a isto, todas as funcionalidades básicas e necessárias para iniciar um projeto desta índole são gratuitas.

Assim, numa fase experimental é possível arriscar sem custos e analisar o potencial da publicação. Numa fase posterior, pode ser necessário rentabilizar e potenciar a flip revista digital e a plataforma oferece soluções pagas para esse efeito.

A Yumpu tem sido uma ferramenta bastante importante na minha vida de redator e tenho recomendado os seus serviços a amigos e colegas que frequentaram o mesmo curso que eu na universidade. Por vezes é estranho como perdemos tempo e energia a tentar conquistar algo que está ao alcance de uma simples pesquisa. A junção de rápido e bem existe e está ao dispor de todos os que pretendem utilizá-la.

Com tantos termos a surgirem inesperadamente no nosso dicionário, tal como flip revista digital, fica complicado por vezes decifrar o que cada termo quer dizer. Neste artigo pretendo abordar a temática das flip evista digital, explicando as vantagens, as opções e algumas dicas para criar, ainda hoje, a sua flip revista digital.

O que é uma revista digital?

Para quem é novo nestas andanças, a flip revista digital representa uma publicação virtual, acessível através de um qualquer dispositivo ligado à Internet. A palavra flip significa a funcionalidade de folhear uma publicação digital como se de uma obra impressa se tratasse. Esta característica, conseguida através de tecnologia Java, permite recriar a experiência similar a da viragem das paginas das revistas online ou cadernos impressos a qual tanto nos habituámos.

Quais as vantagens de uma flip revista digital?

Tendo editado centenas de revistas digitais, fui habituado ao cheiro das encadernações, ao tacto das páginas coloridas ainda quentes, acabadas de sair das máquinas de impressão. O rodopio que era em torno da publicação de cada edição, com um corre-corre para cumprir prazos e as provas de impressão cujas cores queríamos que fossem perfeitas.

revista digital3Gastava-se mais tempo do que se tinha, mais dinheiro do que se desejava e após a distribuição apenas alguns exemplares ficavam guardados nos arquivos para posterior consulta pois, passava-se depressa à criação da edição seguinte, num corre corre que não te apanho nunca mais.

Confesso, quando a Internet trouxe a oportunidade de publicar o mesmo conteúdo mas de forma prática, fácil e por sinal a custos quase reduzidos a nada, a minha mente demorou a conceber e adaptar-se à ideia.

Foi para mim difícil vislumbrar um maior impacto do que aquele que causavam as nossas revistas impressas pela experiência única que representavam. Uns anos decorridos desde o lançamento da nossa primeira flip revista digital, confesso que me tornei no adepto numero 1 deste tipo de publicação, reconhecendo a mais valia que este representa para agentes criadores de conteúdos como eu, assim como para todas aquelas grandes empresas ou instituições que vêem nas publicações online uma forma simples de colocar à frente do seu público os seus cadernos virtuais, repletos de informação que ficam não só, ao dispor 24/7, como para a infinidade. Abaixo refero mais algumas das inúmeras vantagens da criação de um book flip revista digital.

 

  • Conteúdos disponíveis 24 horas por dia 7 dias por semana
    O luxo de ter revista após revista numa plataforma virtual sem perigos de desaparecimento e/ou degradação são um factor importante, por si só, a ponderar.

 

  • Custos reduzidos de criação e difusão
    O custo agregado a criação de uma flip revista digital são bastante moderados comparando com as impressões físicas, o que dá a qualquer publicista uma margem de manobra para criar conteúdos com mas qualidade que agradem ao publico alvo.

 

  • Integração animação com vídeos e audio
    A inserção de animação chamativa para aspetos importantes da sua revista, assimilam-se a experiência televisiva ou Internet, deixando o leitor entretido e focado no que está a ver – uma vantagem para atrair anunciantes para as nossas publicações que podem incluir jingles, vídeos, audio e links clicáveis com ligação direta aos seus websites ou pontos de venda virtuais.

 

  • Alcance o seu publico alvo
    A capacidade de alcance de um publico bastante amplo, é outra das benesses das flip revista online, cuja popularidade tem vindo a crescer. Isto porque os leitores ainda que tenham acesso a todo o tipo de informação, carecem de informação especifica e estruturada, escolhida a dedo por profissionais que fazem do trabalho de recolha e selecção um ponto fulcral do seu trabalho. No sentido de alcance, a Internet oferece ainda outras vantagens uma vez que se tornou fácil distribuir a informação a uma parcela especifica da população, baseado nos interesses, idade, sexo, situação geográfica entre outras características. Estes nichos de mercado são facilmente identificados, seja pelo tipo de produtos que compram, os sites que visitam ou os grupos e fóruns a que pertencem.

 

  • Prática Incorporação em websites ou lojas online
    Também a possibilidade de incorporação da sua flip revista digital no seu website ou loja virtual, é uma característica a considerar, quando escolher onde publicar os seus conteúdos virtuais. Os leitores gostam de encontrar bons motivos para visitar a sua casa virtual, esta pode bem ser um desses motivos.

 

  • Facil partilha nas redes sociais
    A fácil partilha da flip revista digital nas redes sociais é de extrema importância para o sucesso da mesma, uma vez que a maioria do publico permanece nas redes sociais a maior parte do tempo que está online. A simples partilha com amigos e família da uma exposição viral dos conteúdos de cada publicação.

Qual a melhor opção para criar revista digital?

Com vários anos de experimentação nas várias opções disponíveis para a criação de publicações digitais, sempre optei por sistemas com três características definidas: fácil utilização do interface, rápida manifestação do resultado e qualidade do produto final.

Apesar de poder numerar algumas com uma ou duas das características referidas acima, apenas encontrei uma opção que preenchesse os três requisitos, simultaneamente.

A yumpu.com, tornou-se no lugar de destaque não só para a criação dos meus conteúdos a partir de um ficheiro pdf, como também o newstand que expõe as nossas edições, de forma a conectar o publico interessado no que temos para oferecer.

yumpu_logo

Vale a pena salientar que a opção gratuita é o suficiente para conseguir ter uma publicação online em menos de nada, com todo o tipo de inserções e hiperlinks necessários. Os conteúdos das flip revista digital poderá ser optimizado para efeitos de SEO, a fim de a sua publicação ser encontrada pelos canais de busca, permite-lhe um numero ilimitado de criação de revistas e paginas sem fim entre muitas outras regalias.

De resto, Yumpu é um website de publicação digital gratuito que pretende contribuir para o estimulo da experiência de leitura virtual a partir de qualquer dispositivo, seja ele pc, telemóvel, tablet ou laptop. Entre as várias publicações a poderem ser criadas, contam-se os famosos catálogos, as revistas, os panfletos e as brochuras.

Na sua vertente de ponto de newstand digital, a Yumpu conta com um aparato de mais de 20 milhões de revistas online publicadas e milhões de leitores ativos que procuram temas como a saúde, bem estar, moda, beleza e desporto – tudo claro está, à mercê de um simples clique.

10 comments for “6 Vantagens de uma flip revista digital

  1. Marinho
    23/10/2016 at 17:10

    Parabéns, muito esclarecedor. Sou do Mato Grosso e tenho duas revistas de Moda na região, preciso de correspondentes em todo o Brasil e matérias sobre MODA. Quanto as vantagens de se ter uma revista flip, sem dúvidas, saber que posso criar uma revista digital com várias opções de interação me deixa muito animado, tenho muitas ideias para trabalhar e projetos a tirar da gaveta.
    Obrigado Felipe por compartilhar seu conhecimento e sua experiência que com certeza será útil para outros leitores.
    Abraços.

  2. Jaqueline dos Santos
    23/10/2016 at 17:13

    Muito interessante a matéria. Gostaria de montar uma revista de bairro, mas o mais difícil acho que é vender a sua ideia, captar anunciantes. Se alguém tiver uma dica… Vou começar minha revista digital com o yumpu recomendado por você, achei que é bem fácil e já estou gostando do serviço grátis.
    Assim que meu guia estiver pronto volto aqui para compartilhar com você e aviso se consegui anunciantes. Atenciosamente, Jaqueline

  3. Guilherme R.
    30/10/2016 at 19:00

    Penso que as diferentes opções que a Yumpu fornece e suas vantagens para criação de revista digital são tão grandes que não sobram motivos pra não fazer!

    Confesso que um Flipbook Digital não era algo que eu inicialmente tinha pensado em criar para o meu blog, mas depois de ler teu artigo, agora já estou com a ideia no meu radar!

  4. Paulo
    01/11/2016 at 18:35

    Eu nunca tinha ouvido falar sobre o termo “flipbook” e agora fiquei bem interessado. Estou pensando em usar para meus projetos pessoais e de negócios. Gostei muito das informações, pretendo seguir suas dicas, pois tenho em mente um projeto para montagem de uma revista. Obrigado

  5. Leandro
    03/11/2016 at 18:44

    Vale a pena mudar tudo o que faço para o Yumpu se eu estou acostumado a usar outra plataforma? Eu estou muito confortável. mas as vantagens do Yumpu parecem excelentes e em alguns pontos supera minhas expectativas. Obrigado.

  6. Thiago
    06/11/2016 at 18:42

    Perfeito!
    Era isso que estava procurando!

    Comprei um novo tablet para o trabalho e me interessei no mercado de revistas digitais. Vou criar as minhas com certeza.

    Quero fazer várias, mas não precisam ser de muitas páginas, pois alimentarei com mais conteúdo mais tarde. Agradeço as dicas. Valeu!

  7. Paloma
    07/11/2016 at 18:38

    Adorei, a explicação passo a passo é de forma simples e direta. Vou criar uma revista online também!
    As vantagens são inúmeras!
    Acho ótimo que qualquer um possa ter sua revista na internet, uma revista digital pode abrir muitas portas. Interessante e criarei a minha em breve, com toda certeza. Já estou vendo os outros artigos do site. Obrigada!

  8. Henry
    08/11/2016 at 18:36

    Parabéns pois a leitura é muito clara e deu para ter um ótimo conhecimento sobre o assunto, muito obrigado. Quero fazer uma revista digital sobre anúncios e classificados da minha região. Já tenho alguns clientes em mente e logo mais chegam os novos. Abraços!

  9. Letícia Olivier
    08/11/2016 at 18:40

    Pretendo fazer uma revista sobre comida e estava preocupada com os custos para fazer uma revista, fico aliviada em ver que posso criar uma revista grátis e começar a trabalhar imediatamente. Sucesso para todos! Até mais.

    ps: Esclareceu todas as minhas dúvidas… em breve minha revista estará online.

  10. Hugo
    28/11/2016 at 18:56

    Felipe, fiquei muito feliz e animado agora que eu encontrei seu site!
    Esta ferramenta parece ser bem fácil de usar e bem bonita, além das outras vantagens excelentes, é claro.
    Eu preciso começar imediatamente. Você já explicou tudo o que eu precisava saber sobre o uso e os benefícios do produto.
    Agora mãos à obra, né?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *